Com os avanços tecnológicos, hoje em dia, a internet é a grande responsável pelo avalanche surpreende em vendas nos mais variados segmentos. Dificilmente algum cliente ou futuro cliente de sua empresa não esteja nesse momento navegando na rede, seja nas redes sociais ou efetuando constantes pesquisas. O fato é que esse cliente tem interesses, gostos e sua contante procura na internet o define como um público alvo para algum segmento, em vista das palavras-chaves (key words) que utiliza nessa pesquisa.

Como você mesmo já deve ter notado ou até mesmo provado, após ter sido alvo de uma daquelas campanhas patrocinadas, seja no Facebook, Instagram ou no Google, ao pesquisar algum determinado assunto, começaram a serem exibidos inúmeros anúncios para você de acordo com o seu interesse. Se você digitou sapados, por exemplo, inúmeras publicidades de empresas do segmento de calçados, quase que instantaneamente foram sugeridas a você. Você se tornou o público alvo daquela empresa, que exibiu o anúncio, através do marketing digital, nesse caso, conteúdo patrocinado.

Diferença entre Marketing tradicional e Marketing Digital

É gritante a diferença nos resultados entre a aplicação do método tradicional (outbound) de marketing e no método digital (inbound marketing).

O Outbound é o marketing tradicional que já estamos acostumados, são os anúncios veiculados na tv, no rádio, tele-marketing, flyers etc. Esse método consiste em anunciar determinado produto ou serviço a todos os públicos, sem considerar os interesses de cada consumidor.

Já a metodologia Inbound, desenvolve técnicas que atraem o consumidor com conteúdo relevante e de qualidade, proporcionando uma jornada de compra mais confortável, uma vez que esse consumidor chegará por conta própria através de seu próprio interesse.

O mercado dos EUA é um bom exemplo para entender o que é inbound e outbound em marketing, quando mais de 90% dos processos de compra se iniciam por uma busca online.

Vantagens do marketing digital

Menor custo

Talvez a vantagem mais atrativa do marketing digital seja o menor custo para alcançar grandes resultados. Para pequenas e médias empresas, isso é essencial! Fazer publicidade em mídias tradicionais, como revistas, jornais e televisão é muito mais caro quando comparado às mídias digitais. Então, se fazer um plano de marketing digital e adotar essa estratégia pode custar bem menos e trazer mais resultados, pode resultar em um aumento no faturamento da sua empresa.

Interatividade e comunicação

As redes sociais permitem estabelecer um canal de comunicação direto entre empresa e cliente. Por isso, é possível responder dúvidas, receber feedbacks e prestar suporte em tempo real. Essa interatividade e facilidade de comunicação aumenta a confiança do comprador no produto – resulta em maior chance de concretizar vendas – e auxilia na fidelização de clientes. Além disso, aumenta a identificação do público com a marca, o que é sempre um excelente aliado para que ele volte a comprar.

Segmentação

Segmentar significa dividir em partes, fazer um plano de marketing digital baseado em segmentações significa garantir que a sua publicidade irá chegar somente nas pessoas certas. Já ouviu o ditado que afirma que quem atira para muitas direções acaba perdendo o alvo principal? É exatamente isso que a segmentação faz pela sua empresa, garante que você foque no alvo principal e o alcance com sucesso. Em termos práticos, o que isso representa? Mesmo suas ações de marketing chegando a menos pessoas, chegará apenas até pessoas relevantes para o seu negócio.

Possibilidade de mensurar resultados

Uma das ações mais importantes em qualquer área de um empreendimento é mensurar resultados e adotar práticas para melhorá-los. O marketing digital permite que tudo seja mensurado de forma prática e em tempo real. Ferramentas como Analytics e RD Station mostram exatamente como sua empresa está indo nas questões de marketing, como as campanhas e o engajamento. Assim, com resultados em mãos, fica muito mais fácil saber o que está dando certo e o que ainda é preciso mudar para alcançar resultados ainda melhores.

Alcance ilimitado

Segundo um estudo anual realizado pelo Facebook, mais de 3 bilhões de pessoas já possuem acesso à internet. Por meio dos sites e das redes sociais, é possível realizar conexões com pessoas do mundo inteiro.

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