Mantendo a mente sadia

Podemos dizer que a mente sadia é um estado de equilíbrio psicológico e emocional. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o termo saúde mental refere-se a um bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida e trabalha de forma produtiva.

‘Mens sana in corpore sano’ é uma famosa citação de origem latina que significa “uma mente sã num corpo são”. Falar em saúde física sem incluir a mental é praticamente impossível. O desequilíbrio emocional facilita o surgimento de doenças mentais e afeta o físico igualmente.

Podemos dizer que a saúde mental contempla, entre tantos fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver.

Uma Pesquisa realizada na Universidade de Nebraska (EUA), em 2006, atesta que as pessoas consideradas ativas e não sedentárias têm ainda melhora do sono, mais interesse sexual, alívio do estresse, melhora do humor, aumento de energia e resistência e redução do cansaço. Tais fatores podem contribuir para aumentar o estado de alerta mental e redução de peso e do colesterol ruim (LDL).

Entre as atividades que os estudos da Universidade de Nebraska apontam como sendo relevantes para as funções cerebrais estão: corrida, natação, ciclismo, caminhada, dança e até jardinagem. “Comprovadamente, elas reduzem a ansiedade e a depressão”.

A uma pessoa com uma mente sadia tem capacidade de enfrentar desafios, expressar emoções e manter uma boa perspectiva sobre si mesma, sobre os outros e sobre a vida.

São exemplos de sintomas de uma mente que não está saudável:

ansiedade persistente,
tristeza persistente,
irritabilidade e alterações de humor,
desânimo e dificuldades de concentração,
baixa autoestima,
isolamento social ou conflitos constantes com outras pessoas.
Como Ter uma Mente Sadia?
Desenvolver e manter uma mente sadia envolve práticas de maior integração da pessoa consigo mesmo e com as demandas do mundo externo.

Algumas recomendações importantes:

Praticar técnicas de relaxamento, meditação, mindfulness, desenvolver a espiritualidade.
Realizar exercícios físicos regularmente.
Leitura, estudos, jogos de estratégia e outros recursos, que ajudam a retardar o envelhecimento cerebral.
Manter hábitos saudáveis de sono.
Ter momentos para atividades de prazer, lazer e hobbies.
Ter um propósito de vida, priorizar atividades que desenvolvam o lado mais humano.
Estabelecer relacionamentos saudáveis.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *