Santa casa: JANEIRO BRANCO marca campanha pela saúde mental

O bem-estar emocional e a qualidade de vida são fatores imprescindíveis para que as pessoas consigam realizar suas atividades do dia a dia de forma equilibrada. Por isso a importância da campanha Janeiro Branco, que visa alertar para os cuidados da saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
Trabalhar a temática do Janeiro Branco dentro da Santa Casa, com mais de 700 colaboradores, além de médicos, residentes, estagiários, trabalhadores terceirizados e pacientes e seus familiares, é pensar em ações que alcancem estes vários públicos e a complexidade do trabalho hospitalar.
Para o presidente da Santa Casa, Roberto Segabinazzi, em um cenário onde as demandas de trabalho ocupam grande parte do cotidiano dos profissionais, as empresas e instituições precisam reconhecer o impacto e a influência do ambiente de trabalho na vida das pessoas.
Por isso, durante todo o mês, o Serviço Social, Psicologia e Ouvidoria da Santa Casa vem desenvolvendo ações voltadas a esse tema. No último dia 12, foram distribuídos laços brancos entre os trabalhadores do hospital, para marcar a campanha e alertar sobre o tema.
No próximo dia 23, outra atividade está sendo organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Santa Casa, quando haverá um dia de palestras e dinâmicas sobre saúde mental.
“O esgotamento emocional potencializa os riscos de doenças mentais e o mês de janeiro é marcado por novos ciclos e recomeços”, explica a psicóloga da Santa Casa, Deise Gomes. Para buscar o equilíbrio emocional e físico, ela sugere atividades simples e que estão ao alcance de todos, para evitar o estresse. “Precisamos de práticas diárias de atividades físicas, autocuidado e lazer” alerta.
Deise garante que as questões afetivas também são primordiais. “Temos que organizar nosso tempo com as relações de afeto, cuidar da alimentação, ter um boa noite de sono, passar menos tempo em redes sociais e viver no real e não no virtual, valorizando as coisas boas da vida”.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *